Trocando de Calibre de Cordas
O calibre é um número mágico. Ele informa (em polegadas) o diâmetro externo das cordas que você escolher e indica a pegada e o som delas. Os calibres variam do mais leve para os dedos, o Super Light (.009-.042), até o com mais sustain do jogo de cordas Heavy (.012-.052). É interessante experimentar diferentes calibres, mas é essencial preparar seu instrumento antes de fazer essa troca.
- Alguns músicos mudam para calibres extremos e se esquecem que as fendas do capotraste de seus instrumentos foram cortadas em larguras específicas. Forçar cordas grossas em fendas cortadas para cordas mais finas fará com que a corda fique presa, causando problemas de afinação e, em alguns casos, rachando o capotraste. Por outro lado, colocar cordas finas em fendas muito largas gerará oscilações e ruídos. Se você pretende fazer essas trocas, procure um luthier de confiança para que ele ajuste as fendas do capotraste ou até mesmo substitua o capotraste.
- Lembre-se também que cordas de calibres mais pesados geram maior tensão. Como resultado, exigem mais esforço dos dedos para "apertar" as cordas e para bends. Em cordas de calibre mais leve ocorre o contrário. Assim, você precisará justar a "ação" do seu instrumento, ou seja, a altura das cordas em relação à escala. Existem algumas maneiras de ajustar a "ação" de seu instrumento. Caso você não se sinta seguro em relação a esse tipo de ajuste, procure um luthier de confiança.
- Sempre que trocar suas cordas – marca ou calibre – você precisará afinar as oitavas de seu instrumento, ajustando a posição dos saddles na ponte. Esse processo depende do modelo do seu instrumento, mas parte de um princípio básico. Primeiro, usando um afinador eletrônico, afine seu instrumento. A seguir, escolha uma corda, faça soar o harmônico da 12ª casa e, em seguida, a nota da 12ª casa. Se a nota estiver com a afinação mais baixa que o harmônico, você precisará diminuir o comprimento da corda, movendo o respectivo saddle na direção dos captadores. Se a nota estiver com a afinação mais alta que o harmônico, ajuste o saddle na direção oposta.
- Existe ainda outro aspecto a ser considerado no caso de cordas para baixo, pois é preciso que o comprimento da corda se ajuste ao comprimento da escala do instrumento, ou seja, a distância dos saddles ao capotraste. Existem diferentes tamanhos de escala – das extralongas de baixos de 6 cordas (35"), passando pelas escalas dos famosos modelos Precision e Jazz Bass da Fender (34"), até as escalas curtas dos modelos SG da Gibson (30’’). Se você tem dúvidas sobre o comprimento da escala de seu instrumento, fale com um lojista ou distribuidor de confiança.
Divirta-se experimentando diferentes calibres de cordas, mas lembre-se do impacto da mudança de calibre no ajuste de seu instrumento. Consulte um luthier de confiança em caso de dúvidas.