Como Encordoar um Banjo

Existem muitos benefícios em manter as suas cordas novas. Melhor qualidade de tom, melhor resposta de mão direita e esquerda, maior faixa dinâmica e maior faixa de tom, somente para mencionar alguns. Além do seu banjo ter melhor aparência e melhor toque. Um banjo com cordas novas e limpas praticamente implora para ser tocado.

Fique atento: quando você troca o calibre de seu jogo de cordas, por um mais pesado ou mais leve do que aquele que você usa atualmente, você pode perder a entonação de seu instrumento. Nesse caso, o melhor a fazer é visitar a loja de música ou luthier mais próximo para pedir ajuda.

Passo 1: Remova a corda antiga – ao re-encordoar um banjo, você pode evitar alguns reajustes futuros trocando somente uma corda por vez.

Passo 2: Insira a nova corda através da ponte.

Passo 3: Enganche o laço da ponta da corda na ponte.

Passo 4: Eis aqui o truque dos profissionais para encontrar o comprimento certo de corda e obter o número adequado de voltas ao redor do afinador: mantenha a corda assim, com os dedos da sua mão esquerda - bem no afinador. Use sua mão direita para alcançar a corda no quinto traste. Puxe a corda com a palma da sua mão, mantendo-a entre seu dedo indicador e médio. Lembre-se de deixar a corda deslizar através de seus dedos esquerdos, e então marque o ponto quando a corda estiver assim, sobre o quinto trate. 

Passo 5: Faça uma dobra de 90 graus na corda no ponto marcado pela sua mão esquerda. Passe a corda através da tarraxa e comece a afiná-la, lembre-se de manter uma boa tensão sobre a corda conforme você a aperta. Isso ajudará a esticar a corda, assim como a mantê-la assentada na pestana.

Mais dicas e truques

  • Como Encordoar um mandolim

    Existem muitos benefícios em manter as suas cordas novas. Melhor qualidade de som, melhor resposta de mão direita e esquerda, maior faixa dinâmica e maior faixa de som, somente para mencionar alguns. 

  • Trocando de Calibre de Cordas

    O calibre é um número mágico. Ele informa (em polegadas) o diâmetro externo das cordas que você escolher e indica a pegada e o som delas. 

  • "O Voo do Besouro", versão de Hadrien Feraud

    Hadrien Feraud nos mostra seu exercício aquecimento. Começa devagar, mas termina voando! Quão rápido você consegue tocar "O Voo do Besouro"?